Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Alunos de escolas municipais de Joinville criam soluções para o futuro em Maratona de Programação
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento desafiou estudantes a resolverem problemas de uma cidade fictícia do futuro, estimulando criatividade e trabalho em equipe
No último sábado, 74 alunos de 27 Escolas Municipais de Joinville mergulharam em um desafio único: a Maratona <Lab_Code>. Essa iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Fab Lab Joinville, reuniu jovens entusiastas da programação no Ágora Tech Park, proporcionando um dia inteiro de criatividade e aprendizado.
O foco da jornada foi a busca por soluções para desafios relacionados a "cidades inteligentes". Sob a temática de uma cidade fictícia vinda do futuro, os estudantes foram convocados pela prefeita de Perfeitolândia, transportada do ano 3052, para auxiliar na resolução de dilemas que afligem esse município imaginário.
Diego Calegari, secretário de Educação, ressaltou a importância dessa abordagem prática: "Essa aprendizagem desafia os alunos a desenvolverem competências fundamentais como criatividade e resolução de problemas, habilidades cruciais para enfrentar desafios do cotidiano."
Divididos em grupos, os alunos receberam orientação dos "secretários" da cidade fictícia e exploraram diversas problemáticas, desde trânsito sustentável até combate às enchentes, passando por temas como segurança digital, acessibilidade, reciclagem inteligente e inclusão digital.
Giovana Mórbis Lemos, aluna de 12 anos da Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes, compartilhou sua experiência: "Trabalhar com problemas reais nos faz pensar em soluções para melhorar nossa vida e a dos outros. E é ótimo trabalhar em grupo, conhecendo pessoas novas."
Além das atividades para os alunos, o evento também ofereceu um workshop sobre gestão de projetos para os professores integradores de mídias e metodologias (PIMMs), responsáveis pelo curso de programação nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Deixe seu comentário